O planeamento correto da criação de uma loja online passa por várias decisões. Caso queira criar o seu próprio site ou recorrer a um especialista como a Ecobite para o seu desenvolvimento, é importante definir uma boa estratégia e conhecer todas as funcionalidades de que pode tirar proveito. Este é um guia geral dos principais passos a seguir para iniciar as vendas no mundo digital.
Produto
Quer seja um negócio com loja(s) física(s) que quer passar a vender também online, ou que quer estar no meio digital exclusivamente, será importante definir o tipo de produtos que quer vender. Estes são alguns dos fatores que pesam na decisão.
Produção e stock
Ao passar para vendas online haverá um aumento dos produtos que terá que produzir e armazenar. É importante estar preparado para um aumento da procura que, no meio online, pode ocorrer muito rapidamente. Os clientes das lojas online esperam entregas num curto espaço de tempo e demoras podem significar prejuízos para si. Caso seja revendedor a gestão de stock também terá que ser adaptada.
Análise de mercado
Existem várias ferramentas online que permitem analisar a sua concorrência e quais são os interesses que os potenciais clientes demonstram (Google Trends, Google Keyword Planner, etc)
Tipos de produto
Podem ser Simples ou Variáveis. É importante fazer a distinção correta para facilitar a organização da loja tanto para a navegação no site do cliente como para a manutenção da sua base de dados de produtos.
Domínio e Alojamento
O domínio será o nome, cara e endereço da sua loja online. É por isso importante que seja bem escolhido e que facilite a sua procura.
O Alojamento Web pode influenciar bastante o desempenho do site consoante o tráfego que a sua loja crie.
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Plataforma a utilizar
Há vários CMS (Plataforma para gestão de conteúdos) que o seu site de venda pode utilizar. WordPress, Joomla, Drupal, WooCommerce, Wix e Shopify são alguns dos mais utilizados. Todos têm as suas vantagens e desvantagens. Maioritariamente as diferenças resumem-se ao equilíbrio entre a possibilidade de personalização, facilidade de utilização e limite dos seus recursos. O número e tipo de artigos que a sua loja online oferece e o conhecimento técnico do developer vão influenciar esta decisão.
Métodos de Pagamento
Durante muitos anos foi uma das razões de maior desconfiança dos consumidores ao realizar compras online. Hoje em dia é cada vez mais seguro e normal pagar por produtos e serviços. Os métodos mais comuns são cartões de crédito (tradicionais ou temporários), referências Multibanco, MB Way, Paypal e transferências bancárias através de plataformas online banking.
Transporte e Portes de Envio
Um transporte rápido, seguro e eficaz é chave no sucesso de uma loja online. Poderá utilizar serviços como os CTT ou outras transportadoras e até disponibilizar um tracking number que permita ao cliente acompanhar a sua encomenda. Os custos de transporte ficarão ao cargo do cliente (exceptuando se decidir oferecer esse valor através de promoções). Por isso é necessário que o site tenha os valores dos portes bem definidos na base de dados e que o cliente saiba como estes são calculados.
Imagem e descrição
No meio digital, o conteúdo é rei. A identidade visual da sua marca e site devem ser apelativas e a informação ser clara e fácil de encontrar. Deve usar menus organizados, evitar “ruído visual” e assinalar bem promoções.
Layout do site
Um site simples e leve facilita a navegação e gera mais vendas. Não quer isto dizer que deva ser demasiado simplista ou básico. O cliente não poderá interagir fisicamente com o produto por isso é importante que a loja online seja atraente e que aparente estar atualizada.
Fotos de produto
Boas fotos de produto podem fazer toda a diferença. Quantas mais, melhor. Pode decidir contratar uma sessão fotográfica ou então investir no próprio melhoramento das suas imagens. É importante ter boa iluminação, fundos neutros (de preferência sempre da mesma cor de forma a tornar todo o site mais uniforme) e apresentar o maior número de ângulos e pormenores.
Descrição de produto
Quanto mais informação sobre o produto disponibilizar, mais confiança vai criar no cliente. Mas tão importante quanto esse fato é o de que melhorará o SEO (Otimização para motores de busca) do seu site. O Google e o Bing leem o seu site. Quanto mais conteúdo disponibilizar, maiores serão as probabilidades de ser encontrado nas pesquisas de potenciais clientes.
Mobile
Cada vez mais o uso de internet e as compras online são feitos através dos dispositivos mobile. É importante que seja fácil de ler e navegar no seu site. Caso contrário, o cliente não pensará duas vezes em procurar o que quer noutro site que o seja. Tornar um site responsivo a todos os tipos de ecrã pode muitas vezes não ser simples. É importante que o desenvolvimento seja feito por especialistas com o conhecimento técnico adequado.
Marketing Digital
Não basta ter a sua loja online ativa e pronta a vender. Será a estratégia de Marketing Digital que vai permitir divulgar a sua marca e produtos. Mas não se limita apenas à Publicidade. Também vai permitir analisar em tempo real o desempenho da sua loja e dotá-lo de ferramentas para ajustar o plano de ação (Promoções dinâmicas, email Marketing, Segmentação, etc.).
Comunicação e Pós-venda
Nenhuma loja online deve descurar as redes sociais. São ferramentas de interação que aumentam a confiança na marca e podem transformar os seus clientes satisfeitos em verdadeiros comerciais. O pós-venda ajuda à fidelização: é importante que a sua loja online tenha uma plataforma eficaz que facilite a comunicação. Há também ferramentas como chatbots que permitem que veja em tempo real o comportamento dos visitantes do site e possa fazer um acompanhamento diretamente e em tempo real para finalizar a venda.
Requisitos Legais
As lojas online estão abrangidas por legislação específica, tais como qualquer outro negócio. Terá que utilizar um software de faturação que possa integrar na sua plataforma de vendas. É importante que esteja a par de todas as obrigações e que a informação necessária esteja bem acessível a todos os visitantes do site.
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