Julho 16, 2020

Lojas Online e Novos Hábitos de Consumo

Os novos hábitos de consumo nas lojas online tornaram-se ainda mais relevantes numa altura em que as deslocações a lojas físicas foram limitadas devido à pandemia mundial.

Para alguns tornou-se mesmo uma necessidade se a deslocação à loja física se tornou fora de questão.

Vários negócios passaram a ter serviços de entrega com base online, como restaurantes, farmácias e mercearias.Tudo feito em tempo-relâmpago de forma a garantir a continuidade de negócio.

Para aqueles que fizeram recentemente a sua primeira compra em lojas online, as principais considerações a ter no processo não diferem muito das dos compradores mais experientes. Alguns dos fatores-chave no processo de decisão de compra em lojas Online:

1. Reputação

Os negócios que têm uma loja física conhecida normalmente têm primazia na preferência dos compradores. É importante que o cliente tenha essa confiança com a marca e que veja que a informação no site está constantemente atualizada (quer os produtos, quer os contactos).

2. Feedback de outros clientes

Para as lojas online menos conhecidas, ou sem loja física, é importante transmitir ao comprador a ideia de confiança no processo de compra. Avaliações de clientes, presença no Google My Business e atividade frequente nas redes sociais faz muita diferença.

3. Métodos de Pagamento e Envio

Talvez um dos fatores mais importantes. Para aqueles que resistiram muito tempo às lojas online e novos hábitos de consumo confiar que o pagamento era seguro e o produto era entregue sem problemas foi a maior barreira. É um aspeto muitas vezes (erradamente) negligenciado pelas lojas online. Ter os termos de serviço em linguagem simples, as
condições de envio claras e métodos de pagamento com reputação e seguros é vital para o negócio online. O pagamento no ato da entrega continua ser o preferido entre os
compradores mas opções como o PayPal já oferecem segurança em caso de problemas com a encomenda. O tracking de encomenda é também, para muitos, indispensável.

4. Design das lojas online

A simplicidade é chave quando um cliente navega no website da loja. É importante que tenha métodos de pesquisa fácil e não haja excesso de informação no ecrã que confunda e afugente os visitantes. Esta é uma das razões pelas quais o formato mobile é cada vez mais o preferido entre os consumidores (inclusive para o pagamento).

O que mudou nos hábitos de consumo:

1. Volume de compras

Devido ao maior volume de compras total durante a pandemia, os serviços de entrega ficaram sobrecarregados. Os produtos de mercearia passaram a ser comprados a pensar num prazo maior.

2. Tipo de Produtos

Os produtos de tecnologia e gadgets são os preferidos entre os compradores nas lojas online. Com a pandemia acresceu o número de encomendas para soluções tecnológicas para teletrabalho. Já o sector dos hipermercados sofreu um aumento brutal que terá criado uma fidelização que veio para ficar. Muitos consumidores preferem a comodidade de ter produtos entregues em casa, poupando assim no tempo de deslocação, nas filas de espera e no combustível.

3. Compras de impulso

Como as deslocações a lojas físicas foram drasticamente reduzidas, a maneira como as marcas comunicam passou a ter efeitos diferentes. Muitos reportam que a sua lista de
compras passa a ter menos produtos desnecessários quando feita do conforto do lar. É mais fácil controlar compras por impulso quando não se faz compras de estômago vazio ou há crianças a pressionar para comprar um doce ou brinquedo. É também mais fácil ponderar a melhor compra quando não há fadiga ou pressa de se antecipar ao trânsito .
Por outro lado, devido ao mobile, as lojas online são como uma loja sempre aberta que cabe num bolso. Com uma comunicação eficiente, variedade e total disponibilidade de produtos as marcas podem criar facilmente outros estímulos a compras de impulso.

4. Fidelização

As vendas online permitiram às marcas criar uma ligação ainda mais próxima com os clientes. É mais fácil aos consumidores acederem a descontos e promoções
personalizadas baseadas no seu historial de compras. O e-commerce permite até que os clientes se tornem promotores da marca. Os vídeos de unboxing, campanhas de redes
sociais tem tido um impacto inegável no sector de vendas e tudo indica que a mudança veio para ficar.

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