Maio 15, 2020

G Suite ou Office 365 – Os Prós e Contras de Soluções da Google e Microsoft.

Para escolher entre G Suite ou Office 365 é melhor as empresas analisarem qual a solução que mais se adequa às necessidades. As duas opções apresentam ferramentas para criar/editar documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações permitindo ainda que outros pessoas tenham acesso, o que facilita o trabalho de equipa. Estas soluções também fornecem outras ferramentas como:

– Email Profissional e Calendário partilhado.

– Drive Online pessoal e partilha de espaço.

– Ferramentas de comunicação, para troca de mensagens e vídeo conferências.

– Painel de Gestão com segurança reforçada e autenticações de duplo fator.

– Diferentes possibilidades de planos de subscrições.

Prós Google com o G Suite:

  • Uma única aplicação necessária para ter acesso a todas as funcionalidades (browser de Internet).
  • Email personalizável e ajustável ao utilizador.
  • Simplicidade de utilização das aplicações.
  • Acesso fácil ao Suporte Técnico.
  • Partilha simples e intuitiva de conteúdo entre utilizadores.
  • Filtro SPAM por defeito nas contas de email.

Prós da Microsoft com o Office 365:

  • Ferramentas Office enraizadas nos utilizadores.
  • Ferramentas em modo offline.
  • Integração com aplicações externas (p.e.ERP’s).
  • Linhas familiares desde Office 97.
  • Preço ligeiramente abaixo do GSuite.

 Contras da Google com o G Suite:

  • Preço subiu em 2020.
  • Funcionalidades em grande parte apenas com funcionamento online.
  • Sheets e Docs ainda não são um Excel e um Word.
  • Recursos elevados de utilização do Google Chrome.

Contras da Microsoft com o Office 365:

  • Consola administrativa complexa.
  • Filtro SPAM necessário configurar manualmente.
  • Burocrático para se configurar/ renovar.
  • Acesso ao Suporte Técnico moroso.
  • Documentos não permite edição em simultâneo por vários utilizadores, grava cópias.

As duas soluções têm os seus prós e contras. Não permite assim que se defina qual o melhor ou pior, mas sim qual a solução mais indicada a apresentar mediante as necessidades da entidade.

Por exemplo, se a entidade lhe interessar mobilidade, necessitar de uma utilização exclusivamente online, pretende partilhar e acompanhar as alterações dos documentos OnTime, as ferramentas Google são o mais apropriado a apresentar. 

Se a entidade já utilizar as ferramentas Office para interligações com outras aplicações, como integração de Office Extension com o ERP e partilhas via Outlook, a solução da Microsoft será a mais indicada a manter. 

A Ecobite está preparada para ajudar nas duas soluções!

Privacy Settings saved!
Serviços de Cookies

Quando visita qualquer site, este pode armazenar ou recuperar informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Controle seus serviços de cookies pessoais aqui.

A conservação ou o acesso a informações já conservadas no seu dispositivo, tal como identificadores de publicidade, identificadores de dispositivos, cookies e tecnologias semelhantes.

A conservação ou o acesso a informações já conservadas no seu dispositivo, tal como identificadores de publicidade, identificadores de dispositivos, cookies e tecnologias semelhantes

Rejeitar Tudo
Aceitar Tudo